COMO ADAPTAR-SE À SUA NOVA DENTADURA?

A utilização de dentadura é uma mudança na sua vida. Pode tentar ignorá-la, mas consideramos que investir algum tempo a habituar-se à sua dentadura facilita a sua adaptação. Coloque a dentadura, sinta-a e observe-a ao espelho. O processo de adaptação é diferente em cada pessoa.

Dor
Por vezes, quando começa a utilizar dentadura poderá sentir dor. A utilização de almofadinhas adesivas Algasiv pode ajudar a aliviar a dor. As almofadinhas Algasiv são finas e suaves e cobrem completamente a dentadura, não deixando espaço entre a gengiva e a dentadura. Se a utilização de Algasiv não aliviar a dor, deverá consultar imediatamente o seu dentista.

Comer
Nos primeiros dias de utilização deverá comer alimentos moles. Mastigue normalmente, começando a mastigar com um dos lados da boca e passando depois para o lado contrário. Desta forma, consegue ter a certeza que ambos os lados da dentadura permanecem fixos. É ainda recomendável comer pequenos pedaços de comida, de cada vez.

Demasiada saliva
Até que se adapte à dentadura, a sua boca poderá produzir uma maior quantidade de saliva. Poderá comer rebuçados duros até se adaptar à sua nova dentadura.

Falar
Ao falar com outras pessoas, sentir-se-á mais confortável, se tiver praticado falar sozinho em voz alta. Quando estiver sozinho, leia em voz alta uma parte de um livro ou cante uma canção. Quando fala ouve um “clic”? Então fale mais devagar. Antes de falar, cerre o maxilar e engula, isso vai ajudar a manter a dentadura fixa.